Escolha uma Página

Diferentes culturas à volta do mundo utilizam há séculos suas kangas, xales, lenços e capolanas para portar seu bebê e trazê-lo junto a si desde que nascem. Há alguns anos, nos países ocidentais, a prática de carregar bebês no pano foi adaptada e passou a ser conhecida como babywearing. E, cada dia mais, esse tecido que serve como suporte ergonômico de colo para bebês, tem sido bastante divulgado pela sua praticidade e pelos inúmeros benefícios que trazem para o adulto que carrega e para o bebê. 

Aqui no Brasil conhecemos os carregadores de pano como “sling”, porém é importante lembrar que sling é somente UM DOS VÁRIOS MODELOS de carregadores ergonômicos.

Quando nos referimos a este modelo, estamos falando do carregador de pano de argola. Porém, acabamos por generalizar e chamar todos os carregadores ergonômicos de sling.

 Entenda aqui os diferentes tipos de carregadores ergonômicos (carregadores não estruturados):

 Sling

Faixa de tecido com duas argolas que servem para ajustar o pano ao corpo e acomodar o bebê confortavelmente. As argolas devem ser de alumínio, inox ou nylon injetado, sem nenhuma emenda. O tipo de tecido deve ser plano, não deve ser fabricado em malha ou nenhum tipo de tecido com elastano, pois não dá sustentação adequada ao corpo do bebê.

cropped-NT2KLLtfrSOOG0pKpbvOArY0SgsqKBFCm1QU2E_GkUE-2.jpgWrap

Faixa de pano que varia de 2,50 a 6 metros de comprimento, com 60 cm de largura aproximadamente. Não deve ter nenhum tipo de emenda. Pode ser fabricada com diferentes tipos de tecido.

As amarrações vão depender do tipo de tecido do wrap, do tamanho/peso e necessidade do bebê, assim como a necessidade do adulto também.

Mei Tai

É um tipo de carregador pré-formatado que se assemelha visualmente ao canguru. A diferença é que o mei tai é ergonômico, respeitando a posição fisiológica do corpo do bebê. Indicado para bebês que já tem uma boa sustentação da cabeça.

Pouch

Se assemelha a uma tipoia. É um modelo de carregador que não tem praticamente nenhuma margem de ajuste, feito sob medida para o adulto que irá carregar. Também recomendado para bebês que já tem uma ótima sustentação da cabeça. 

Além desses modelos existem outros carregadores ergonômicos, assim como também podemos adaptar facilmente um lençol, uma canga, uma echarpe para carregar os bebês, sempre respeitando a posição fisiológica do bebê, e tecido muito bem ajustado!

Agora sobre os benefícios, estes vão além do conforto e da praticidade. Segundo a pediatra neonatologista Mariana Vasconcelos Barros Poggiali – membro da Sociedade Mineira de Pediatria – o colo é uma necessidade física do bebê. “Além de ser importante para o desenvolvimento da criança, só faz bem, mas já na maternidade, as mulheres costumam ouvir que o colo deixaria o bebê mal acostumado. Na verdade, o colo reforça o vínculo e facilita a comunicação entre mãe e filho ou mãe e filha. Além disso, a contenção do bebê próximo ao corpo da mulher tranquiliza e acalma a criança. O bebê escuta os batimentos cardíacos da mãe e esse contato simula um pouquinho a vida intrauterina”, salienta. A pediatra reforça que alguns bebês precisam de mais colo que outros e, especialmente nesses casos, o sling é uma forma de suprir essa necessidade e liberar os braços da mãe para outras tarefas.